A histerectomia é um procedimento cirúrgico no qual o útero é removido total ou parcialmente. Existem diferentes tipos de histerectomia, dependendo da extensão da remoção do útero e de outras estruturas adjacentes.
-Histerectomia total: Neste procedimento, todo o útero, incluindo o colo do útero (cérvix), é removido. É o tipo mais comum de histerectomia.
-Histerectomia subtotal ou parcial: Neste caso, apenas parte do útero é removida, geralmente a parte superior, enquanto o colo do útero é deixado intacto. Às vezes, o termo “histerectomia subtotal” é usado de forma intercambiável com “histerectomia parcial”.
-Histerectomia radical: Este tipo de histerectomia é realizada quando há câncer de colo do útero ou outro câncer que se espalhou para os tecidos próximos. Além do útero, são removidos os tecidos circundantes, como parte da vagina, linfonodos pélvicos e, às vezes, os ovários e trompas de falópio.
-Histerectomia laparoscópica: Este procedimento é realizado usando instrumentos cirúrgicos especiais inseridos através de pequenas incisões na parede abdominal. Isso pode resultar em menos dor, tempo de recuperação mais curto e menor risco de complicações em comparação com a cirurgia abdominal tradicional.
-Histerectomia vaginal: Neste procedimento, o útero é removido através da vagina, sem a necessidade de incisões na parede abdominal. Isso também pode resultar em um tempo de recuperação mais curto e menos dor do que a cirurgia abdominal.
Dúvidas, converse com o médico